“Parabéns pra você, nessa data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida.” Essa música desperta muitas memórias...
Quero Ler! ❤️A tecnologia trouxe recursos bastante interessantes para a humanidade, permitindo que a obtenção de novos conhecimentos se tornasse muito mais prática e dinâmica, inclusive para o público infantil. No entanto, a web também esconde os seus perigos e, por isso mesmo, preparamos um conteúdo recomendando alguns cuidados com as crianças na internet.
Por conta da ingenuidade típica dos pequenos, a supervisão dos pais se torna imprescindível, de forma a garantir que os filhos estejam participando apenas de brincadeiras saudáveis e consumindo bons conteúdos, condizentes com sua faixa etária. Continue lendo o post e descubra como fazer isso!
Construa uma relação de confiança
O primeiro dos cuidados com as crianças na internet consiste em construir uma relação de confiança, baseada no diálogo. Afinal, se os seus filhos não sentirem uma abertura constante para que possam contar qualquer coisa, será muito difícil saber de tudo o que se passa com eles, não é mesmo?
Os responsáveis devem se manter próximos, até para que todo o acesso seja saudável e produtivo. Busque abordagens condizentes com a idade dos pequenos, esteja disposto a brincar e falar sobre qualquer assunto, com carinho, paciência e sabedoria.
Avalie o tipo de conteúdo consumido
Outro dos cuidados com as crianças na internet é avaliar o tipo de conteúdo que seus filhos estão consumindo. A web tem opções muito interessantes para os pequenos, que podem ajudar no ganho de conhecimentos e no aprendizado sobre os mais diversos temas.
É preciso ter olhos atentos, pois alguns materiais acessados podem até não ser ofensivos ou perigosos, mas apenas inadequados para a idade ou pouco relevantes. Recomende alguns sites e bons canais no YouTube, sobretudo os educativos e curiosos.
Verifique com quem estão conversando
Um dos usos mais úteis da internet nos dias de hoje se dá por meio dos aplicativos de comunicação, que permitem o envio de mensagens em tempo real, para pessoas em qualquer lugar do mundo. Entretanto, isso também pode esconder alguns perigos.
Sendo assim, os pais não podem abrir mão de verificar com quais pessoas seus filhos estão mantendo contato online. Lembre-se também que as redes sociais, embora sejam grandes ferramentas da web, podem facilitar a conexão com estranhos e desconhecidos.
Monitore o acesso dos pequenos à internet
Por fim, você não pode deixar de monitorar o acesso dos seus filhos na internet. Afinal, os pequenos ainda não sabem discernir completamente sobre o que é certo e errado, realidade ou imaginação. Sendo assim, o papel dos pais é imprescindível.
Você deve acompanhar as interações e bloquear conteúdos ofensivos, inadequados ou que não agreguem conhecimentos. Além disso, não se esqueça de estabelecer limites de horários, promovendo outras atividades que não estejam relacionadas com a web.
Como você pôde ver, a internet pode trazer diversos benefícios para os pais e crianças, desde que seja utilizada de maneira adequada e com certos cuidados.
Gostou de conhecer quais são os cuidados com as crianças na internet? Quer conferir mais conteúdos saudáveis na web? Então, que tal conferir nosso outro post que fala sobre a ate no desenvolvimento infantil?
“Parabéns pra você, nessa data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida.” Essa música desperta muitas memórias...
Quero Ler! ❤️O universo infantil nos reserva muitas brincadeiras bacanas. Além de um passatempo divertido, elas estimulam novos aprendizados...
Quero Ler! ❤️Responsabilidade é um ato de convivência ou de se relacionar com o mundo. Sendo assim, o indivíduo...
Quero Ler! ❤️É fato que as crianças adoram assistir televisão, mas o que nem todo mundo compreende é que...
Quero Ler! ❤️O Blog da Pupee é produzido pela Pupee, onde você encontra conteúdos sobre família, infância, desenvolvimento infantil, conteúdos divertidos e educação.
© 2021 Pupee Brinquedos. Todos os direitos reservados.